<< Voltar

 

terrasUai 

 

 

História da Cidade - Lassance MG

 

 

 1  

   

2

Em meados do século passado, era um lugar onde tropeiros vindos de Montes Claros, Brasiléia, Pirapora e Coração de Jesus paravam para descansar. Foi nesta época que Liberato Nunes de Azevedo se estabeleceu na região, construindo um rancho. 

  Com o tempo, mais famílias foram se instalando. O prolongamento da estrada de ferro Central do Brasil atingiu a localidade, impulsionando seu desenvolvimento. 

3

 

4

Formava-se o povoado chamado de São Gonçalo das Tabocas.   

Em 1908, com a inauguração da estação da Central, que recebeu o nome de Lassance em homenagem ao chefe de construção - o engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha, o povoado também passa a ter o nome do engenheiro.

5    

É elevado a distrito de Pirapora em 1923 e, em 1953, torna-se município.

   

         Fonte: citybrazil.com.br

 

 1  

   

2

inicialmente era uma região cortada por tropeiros,  ligando lugares distantes como Montes Claros,  Sabarabussu (Sabará), Diamantina e Coração de Jesus.
 Em 1850, um tropeiro chamado Liberato Nunes de Azevedo
 construiu os primeiros ranchos às margens do Córrego Maria Grande, hoje Córrego São Gonçalo.

 

Em 1907, surgem as primeiras fazendas dedicadas  à agropecuária e à extração de látex em seringueiras e, com a chegada da estrada de ferro,  o desenvolvimento local foi impulsionado.

3

 

4

O primitivo arraial era muito modesto,  situando-se à beira do Rio das Velhas.  

A denominação Lassance foi dada em fevereiro de 1908,  em homenagem ao engenheiro chefe da construção da  estrada de Ferro Central do Brasil, Dr. Ernesto
 Antônio Lassance Cunha.

5    

O município emancipou-se 12 de dezembro  de 1953 sob a administração de José Soares Dias.

 fonte: camaradelassance.mg.gov.br

<< Voltar